Envie uma mensagem
contato@provital-quiropraxia.com.br
Loja
Em breve

Definições de Quiropraxia

Definição Popular

A Quiropraxia trata de problemas musculoesqueléticos, principalmente problemas de coluna através do realinhamento da coluna vertebral. Dores nas costas, tensões, dor de cabeça, enxaqueca, lombalgia e ciatalgia, dor no pescoço e rigidez na nuca, dores nos ombros e articulações em geral, artrose, são sintomas de problemas que a quiropraxia eficientemente pode te ajudar.

Definição Cientifica

A quiropraxia é uma profissão na área da saúde que trabalha com o diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema musculoesquelético e seus efeitos no sistema nervoso. Fazendo o uso de técnicas manuais, principalmente o ajuste articular o quiropraxista busca a correção do mau funcionamento das estruturas acometidas.

Definição Terapêutica

A quiropraxia restaura o potencial intrínseco do corpo de manter integralmente uma ótima saúde, através da correção das interferências na coluna vertebral e suas consequências no sistema nervoso.

A Quiropraxia no Brasil

No ano 2000 deu-se inicio aos dois cursos de graduação em Quiropraxia do Brasil. Um na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, e o outro na Universidade Fevalle, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, sendo essas duas faculdades conveniadas com faculdades nos Estados Unidos.

Esses dois cursos são os únicos cursos universitários no Brasil reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Também são reconhecidos pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), que por sua vez é reconhecida pela World Federation of Chiropractic (WFC), que é o órgão fiscalizador máximo da quiropraxia no mundo e que está ligado a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A quiropraxia no Brasil é bastante recente e ainda tem muito que crescer. De acordo com a “OMS”, 80% da população mundial, já teve ou terá algum tipo de incômodo na coluna vertebral, o que enfatiza a importância dessa profissão, uma vez que seu principal foco é a saúde da mesma. Assim como nos Estados Unidos, na época de sua legalização quando enfrentou contrarieridade por parte da Medicina alopática, aqui no Brasil a quiropraxia está enfrentando fortes obstáculos por parte do CREFITO, órgão responsável pela fisioterapia.

Em nenhum outro lugar do mundo a quiropraxia é associada à fisioterapia.

Há um projeto de lei para a legalização da profissão, e nós quiropraxistas e pacientes vamos lutar até o final para termos o direito de ainda ajudarmos muitos brasileiros.