LOMBALGIA: Saiba o que é, seus sintomas, causas e tratamentos

Este conjunto de sintomas na região lombar que causa um grande desconforto podendo gerar inclusive incapacidade motora, são dores na região ‘mais baixa’ da coluna e que podem se espalhar pelas nádegas, parte frontal das coxas e joelhos.

MAS, O QUE É EXATAMENTE A LOMBALGIA?

Conhecida também como a famosa ‘dor nos quartos’ e ‘dor na bacia’, é considerado um problema comum que atinge cerca de 90% da população mundial em algum momento da vida.

A lombalgia pode ser classificada como aguda, quando apresentam duração de quatro a seis semanas, ou crônica quando a duração chega a ser doze semanas. Se você é um adulto e ainda não sofreu com algum episódio lombalgia, você provavelmente ainda sofrerá com os sintomas. A probabilidade de os sintomas aparecerem é dentro da faixa etária de 35 a 55 anos de idade.

A lombalgia aguda está relacionada, em sua maioria, apenas a algum esforço físico que você tenha realizado. Quase todos os pacientes que apresentam lombalgia aguda apresentam melhora em quatro semanas.

QUAIS SEUS SINTOMAS?

Provavelmente nesta parte do artigo você irá identificar que possivelmente você já tenha sofrido com lombalgia em algum momento, mesmo que de fraca intensidade. Os sintomas da lombalgia são:

• Dores na região baixa das costas (dor lombar), que geralmente piora quando você inclina seu corpo para trás;
  • Sensação de queimação (formigamentos) que podem se deslocar pelas nádegas, coxas, joelhos e até virilha e a parte inferior das costas;
  • Dificuldade de realizar algum movimento como se abaixar ou levantar da cama;
  • E aumento da tensão dos músculos das costas.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA LOMBALGIA?

Não temos o costume de nos cobrar de manter a postura correta não é mesmo? E esta é só uma das causas da lombalgia. Se você é sedentário(a) ou ainda se está acima do peso, você poderá ter problemas com a lombalgia (se você já não as tem).

As causas mais frequentes da lombalgia são principalmente torções musculares ocasionadas por carregar excesso de peso. Quando falamos de carregar excesso de peso lembramos por exemplo da academia, é de extrema importância que você receba um acompanhamento de um profissional de educação física para evitar estas torções musculares.

Osteofitose, o famoso bico de papagaio, a osteoporose e a osteoartrose também são principais causas da lombalgia.

COMO SÃO OS TRATAMENTOS?

Não se preocupe, a lombalgia é algo totalmente ‘curável’ e seu tratamento é simples de realizar, mas antes de qualquer coisa é importante identificar o fator causador deste quadro. Você pode clicar aqui e agendar uma consulta em alguma de nossas unidades para isto.

O TRATAMENTO COM A QUIROPRAXIA ajuda principalmente na melhora da mobilidade e redução do desconforto, este é o tratamento principal para a lombalgia. Existem tratamentos complementares que podem auxiliar na redução das dores como alongamentos e acupuntura.

Existem alguns tratamentos caseiros que podem ser eficazes, como bolsa de água quente. Mas vale reforçar que é importante descobrir o causador da lombalgia, portanto o acompanhamento médico será sempre recomendado.

A CIRURGIA na maioria das vezes é uma escolha do paciente e geralmente é a escolha quando o quadro atinge suas habilidades funcionais.