Tendinite: conheça os sintomas, seus causadores e tratamentos

A tendinite é um dos principais responsáveis pelo afastamento dos trabalhadores, conheça o que é, os sintomas, as causas, diagnóstico e o tratamento da mesma, dando ênfase a Quiropraxia (tratamento pioneiro para comorbidades musculo-esqueléticas).

É uma inflamação no tendão (estrutura que conecta o músculo ao osso e é responsável por transmitir a força da contração muscular para a movimentação do osso), porém em muitos casos a mesma não apresenta células inflamatórias no local atingido. Pode ocorrer em todo o corpo, mas é mais prevalente em ombros, cotovelo, punhos, joelho e tornozelo.

Os sintomas:

Os sintomas são dor ao movimento ou não do local, fraqueza, dificuldade na movimentação, fisgadas, vermelhidão, inchaço, dificuldade em caminhar, sentar ou deitar (no caso de tendinite no quadril). Além disso a mesma pode ser aguda (até 45 dias) ou crônica.

As causas:

As causas dessa moléstia são associadas a alguns fatores de risco como falta de alongamento em atividades físicas, postura incorreta (ombros projetados para frente diminuem o espaço de deslocamento dos tendões o que faz com que haja atrito), movimentos constantes num mesmo local, a faixa etária (quanto mais idosa a pessoa é menos circulação é destinada ao tendão),estresse (faz com que os mesmos fiquem tensionados, ocorrendo dor),atividades físicas em excesso e doenças autoimunes (onde o próprio corpo ataca os tendões, pois os reconhece como um corpo estranho).

Algumas profissões entram como fatores de risco por conta dos movimentos repetitivos que são necessários, como por exemplo professores, operários, pintores e artesãos.

O Diagnóstico:

O diagnóstico da tendinite é feito por anamnese e exame físico, porém pode ser atrelado a exames como a ultrassonografia, ressonância magnética, raio x (necessário para descarte de anormalidades ósseas) e até aspiração com agulha para descartar infecção, isso claro dependendo de cada caso. Exames de laboratório podem auxiliar nos casos em que o paciente tenha alguma doença prévia, como por exemplo Diabetes mellitus ou Artrite Reumatoide, mas geralmente não são imprescindíveis.

A Quiropraxia no Tratamento:

A Quiropraxia é um tratamento, associado a fisioterapia, que entra nas medidas não farmacológicas e consiste no realinhamento da coluna vertebral, ajudando a aliviar os sintomas de dor e tensão que a tendinite proporciona. É um campo novo no Brasil e é uma profissão que trabalha especificamente com o diagnóstico tratamento e prevenção das morbidades musculoesqueléticas e seus efeitos no Sistema Nervoso Central. O profissional quiropraxista usa técnicas manuais buscando a correção do mau funcionamento das estruturas atingidas e o ajuste articular do corpo.

Outros tratamentos:

Primeiramente é feito com medidas para aliviar a dor como: repouso, aplicação de gelo no local, acupuntura, fisioterapia para analgesia e posteriormente, ou dependendo da gravidade do caso poderá ser feito com medicações anti-inflamatórias e analgésicas, podendo ou não ser associadas com as medidas não farmacológicas citadas anteriormente.

Pode ser que ocorra a necessidade de intervenção cirúrgica para descompressão do tendão, limpeza de inflamações entre outros procedimentos para a melhora do quadro, porém as medidas citadas acima tendem a resolver o problema.

Atenção!!!

É importante que além do tratamento sejam corrigidos os fatores de risco, através de correção na postura, alongamento regular dos membros atingidos, fortalecimento muscular (é recomendado que seja acompanhado por um profissional qualificado, para evitar exercícios incorretos e consequentemente novas lesões), respeitar os limites da dor e adotar intervalos no trabalho se possível.

É preferível que após o diagnóstico se adote a imobilização do local afetado por um tempo considerável, com talas removíveis (posteriormente manter exercícios locais regulares para evitar reincidência do problema) e manutenção do membro elevado para evitar a vermelhidão.

Se não tratada adequadamente pode levar a ruptura e consequente cirurgia reparadora ou recorrência da tendinite.

Dor de Cabeça: Entenda como a Quiropraxia pode ajudar

A cefaleia tensional é um tipo de dor de cabeça que surge com a tensão dos músculos dos ombros, pescoço e face. Essa tensão pode ser resultado de uma postura incorreta, movimentos repetitivos, estresse, sono inadequado ou ainda excesso de trabalho.
O sintoma principal é dor em ambos os lados da cabeça, que pode ser associada a dores musculares. Em alguns casos podem ocorrer fadiga crônica, dificuldade de concentração e sensibilidade à luz ou ruído.
É o tipo mais comum de dor de cabeça.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com cefaleia tensional.
A Quiropraxia foca na origem do problema, e os cuidados são realizados por meio da manipulação articular ou “ajuste”, para corrigir as subluxações vertebrais e ajudar o corpo a recuperar sua saúde e seu completo bem estar. Sem o uso de medicamentos.
O tratamento quiroprático associado a prática de atividades físicas trazem um benefício enorme para a saúde e auxiliam para uma consciência corporal correta.

Dor nas articulações: o que é, causa e soluções para se livrar de vez desse mal

As articulações são constituídas por extremidades ósseas, cartilagens, ligamentos, tendões
e membranas sinoviais e são responsáveis pelas movimentações de todo o corpo tornando
mais provável problemas nessas regiões, principalmente em atletas que esgotam a função
do corpo, em pessoas sedentárias (que não praticam atividade física) e até mesmo em
pessoas que trabalham com movimentos muito repetitivos que levam a lesão desses locais
por esgotamento.

Pode ser causada por diversas doenças, como a artrite reumatoide e a osteoartrite. A osteoartrite
que causa crescimento de osteófitos, chamados popularmente de bicos de papagaio, causa a
degeneração das articulações. Outra doença bem comum é a bursite que é a inflamação
das bolsas de líquido, chamadas de bursas, que absorvem o impacto dos movimentos entre
os ossos. Além de todas as citadas existe uma lista de doenças que podem causar problemas
nessa estrutura corpórea como: Lúpus, Varicela, Sarampo, Gripe, Rubéola, Febre Reumática,
Caxumba, Artrite séptica, fraturas, Osteomielite, Tendinite, Parvorvirose, Hepatites, torções,
doenças infecciosas e Gota. O diagnóstico pode ser feito por médicos reumatologistas,
imunologistas, ortopedistas, clínicos gerais, traumatologistas e profissionais especializados
em quiropraxia que poderão fechar um diagnostico através de exames e sintomas como dor,
vermelhidão na região entre outros fatores.

Envolve fisioterapia dependendo do grau da lesão, anti-inflamatórios e exercícios
específicos para fortalecer a musculatura além de um tratamento totalmente inovador que
é a quiropraxia que envolve o aconselhamento de hábitos saudáveis e de exercícios
específicos para cada caso e grau de lesão do paciente. Se quiser saber mais sobre esse
tratamento e como esses profissionais podem te ajudar a melhorar o seu problema e sua
qualidade de vida clique abaixo e agende a sua consulta.
Lembre-se que é necessária uma avaliação com um profissional especializado no assunto
para que o mesmo possa indicar exercícios, modificações na dieta e medicações que
podem auxiliar no seu tratamento, por isso não se automedique! A automedicação pode
agravar o seu problema e causar novas lesões que podem levar a uma intervenção mais
profunda e até a perda de movimentos essenciais no dia a dia.